sábado, 26 de fevereiro de 2011

VERDADEIRO ADORADOR

Facilmente podemos enganar nossos irmãos aparentando ter uma vida consagrada que na verdade, não temos. Muitos podem nos olhar e ficar admirados com a habilidade que temos em ministrar algo na casa de Deus ou até mesmo, pela aparência cristã que procuramos manter.

Desta forma, enganamos aos outros; mas o mais triste é que enganamos a nós mesmos. Porém ao Senhor, jamais! Ele vê o nosso proceder e conhece nosso interior (lembre-se do que Davi escreveu no Salmo 139!). O verdadeiro adorador deve sentir-se incomodado com o modo de vida que tem vivido.

Se abrirmos nossa boca dizendo que iremos adorá-Lo e no entanto, vivermos uma vida de enganação, Sua palavra é clara ao dizer: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras” (Am 5:23). Palavra pesada, séria e reveladora. Aqui podemos entender que Deus não recebe a adoração que nasce de uma pessoa que não anda nem vive na verdade.

Ser um verdadeiro adorador é estar em Cristo para trazer glória ao nome de Deus.

A pessoa que vive esta verdade, certamente é um referencial de vitórias e conquistas, um canal de bênçãos para outros, e também, um vitorioso guerreiro com grande triunfo e poder sobre o inimigo.

Num verdadeiro adorador, o Espírito Santo faz sua morada... “Acaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebeste de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (I CO 6:19). “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (I Co 3: 16 e 17).

Glórias a Deus! Somos o templo do Espírito!

Mas será que todos podem fazer esta afirmação?

Para sermos templo e morada do Espírito Santo, nós precisamos morrer para o mundo; e isto envolve o sacrifício de nossa carne para as vontades humanas. Uma vez mortos para o mundo, então renascemos do Espírito. A Bíblia nos ensina isto no livro de João no capítulo 3, quando Nicodemos vai ter com Jesus.

Nós temos que nascer de novo. Somente os filhos renascidos do Espírito podem adorar ao Deus Pai.

E como age o Espírito Santo habitando na vida de um verdadeiro adorador?

1. O Espírito Santo Nos dá força para testemunharmos de Jesus Cristo.

Constantemente, nosso inimigo cerca-nos com suas mentiras para tentar fazer de nós pessoas derrotadas e não dispostos a anunciarmos as boas novas do Evangelho de Cristo. Porém, quando recebemos a Jesus, confessamos que Ele é Senhor de tudo e vivemos na retidão da Sua palavra (Rm 8:1 e Gl 5:24 e 25), Satanás é impedido pelo Espírito Santo a atrapalhar nossa vida, intervir no controle de nossos negócios, invadirem nosso lar, interferir em nossas decisões (somos guiados por Cristo, Aleluia!), persuadir nosso caráter, entre outras artimanhas.

E mais ainda, temos uma rica promessa nas palavras de Jesus quando disse: “... mas

recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At. 1:8).

Por isto é de suma importância ao adorador ser uma pessoa revestida da autoridade e do poder de Cristo e estar a cada instante de sua vida revestido com a unção do Espírito.

2. O Espírito Santo nos dá um amor incondicional ao próximo.

É comum ouvirmos em nossas Igrejas frases que expressam a palavra: Amor. Por exemplo, um ministro de louvor, ou, um Pastor durante a pregação pede para que os irmãos cumprimentem-se uns aos outros dizendo: “Eu te amo irmão (ã) no amor de Jesus”. Será que esse amor expressado em palavras corresponde ao sentimento real que existe em

nossos corações?

O amor constitui a essência da vida de Jesus. O maior exemplo a ser seguido!

Qual é o maior e mais lindo sentimento que o ser humano pode ter? O que derruba preconceitos e une as pessoas sem que haja rótulos? Certamente a resposta para estas perguntas é: O Amor, o primeiro dos frutos do Espírito (Gl 5:22). Para um verdadeiro adorador, o amor está tão presente em sua vida ao ponto de que quando se aproxima de outro, essa pessoa sente uma paz e alegria indizível.

Agora podemos entender porque Deus busca aqueles que O adorem em Espírito e em verdade. Em João capítulo 3 verso 8, encontramos uma importante lição para a vida do adorador: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Então, devemos caminhar por onde o vento do Espírito nos guiar. E sabemos muito bem para onde Ele nos leva: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8:14). Logo, somos guiados para junto do Pai.

O adorador deve viver na direção do Espírito Santo para encontrar e desfrutar Nele a liberdade que temos de apresentar-nos diante de Deus. Conforme lemos em II Co 3:17 “Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. Isto diz respeito a termos liberdade para adorarmos ao Senhor. Estamos livres da escravidão do pecado: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8:2). E pelo Espírito Santo somos santificados: “... eleitos, segundo a presciência de Deus Pai e santificados pelo Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo...” (1 Pe 1:2).

Queridos, adoração é vida no altar. É estar constantemente prostrado aos pés de Cristo. O verdadeiro adorador é reconhecido por sua transformação diária pelo fato de estar incessantemente na presença de Deus.

Oremos para que quando abrirmos nossas bocas, em nosso proceder e em nossas atitudes, haja um mover do Espírito.

Busquemos todos, a verdadeira adoração, sendo, no entanto, verdadeiros adoradores!




Eron Loureiro dos Santos

Maestro e Idealizador do Grupo Khanok